Resumo Executivo Belém 2023

Belém recebe o primeiro evento regional da ABSOLAR no ano com muita troca de conteúdo e networking

O primeiro ABSOLAR Meeting do ano foi um sucesso! O evento aconteceu no dia 14 de março em Belém (Pará) e abriu a série de encontros regionais da ABSOLAR deste ano. Mais de 200 pessoas se reuniram no prédio da Federação das Indústrias do Estado do Pará (FIEPA), para trocar conhecimentos sobre o cenário da geração distribuída na Região Norte. 

Cerimônia de abertura

No início do evento, a cultura e os costumes do Pará foram ressaltados para o público com muito carimbó, dança típica do estado, que simula os movimentos dos pescadores e agricultores paraenses. Logo depois, Rômulo César, Mestre de Cerimônia, chamou ao palco os palestrantes da abertura: Rodrigo Sauaia, Presidente Executivo da ABSOLAR; Daniel Sobrinho, Coordenador Estadual da ABSOLAR no Pará; Iasmym Jorge, Gerente Geral do Meu Financiamento Solar; Edlailson Pimentel, Coordenador Estadual da ABSOLAR no Acre; Alex Carvalho, Presidente da Sinduscon Pará; Paulo Benstom, Secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia, que estava representando Helder Barbalho, Governador do Estado do Pará.

Rodrigo Sauaia iniciou agradecendo a receptividade e ressaltou o papel da ABSOLAR no desenvolvimento do mercado de energia solar fotovoltaica, trazendo informações sobre o primeiro encontro do ano para articulação junto ao governo, realizado em março. Comentou também sobre os potenciais e especificidades da Região Norte, ressaltando que a energia off-grid está na agenda prioritária do ministério e, com isso, a região ganha destaque e força para desenvolver-se. Além disso, colocou os Grupos de Trabalho (GTs) da associação a disposição para participações.

Daniel Sobrinho comentou sobre os tópicos que foram tratados no evento, principalmente uma resposta ao pessimismo que surgiu após a regulamentação da Lei n° 14.300/2022. Sobrinho destacou que a lei não vai inviabilizar os negócios na região.

Seguindo nas falas, Edlailson Pimentel ressaltou que o Norte possui grande potencial para o desenvolvimento do setor, sobretudo em sistemas off-grid e híbridos.

Já Iasmym, ressaltou que o Pará tem a 8ª maior tarifa do País, o que gera uma grande oportunidade de negócios, além de possibilitar uma melhor qualidade de vida para as pessoas. Em seguida, finalizou sua fala dizendo que o financiamento é uma das grandes chaves para que isso ocorra.

Alex Carvalho afirmou que, investir e incentivar a geração de energia fotovoltaica em um lugar onde a chuva é bastante presente, possibilita entender que é muito importante a diversificação das fontes de energia. A solar, por exemplo, é uma fonte complementar, que traz junto com seu desenvolvimento a possibilidade de transformação da região e das vidas das pessoas.

Novamente com a palavra, Rodrigo Sauaia iniciou a apresentação de conteúdo de forma a embasar as discussões nos painéis a seguir e ressaltou que a ABSOLAR representa, não somente a solar fotovoltaica, mas também as tecnologias sinérgicas desde o final do ano passado, que incluem armazenamento e hidrogênio verde (H2V), que surgem como novas oportunidades de negócios.

Painel 1: Oportunidades e desafios da geração própria solar

O painel foi aberto pela fala do Dr. Hélvio Guerra, Diretor da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), reconhecendo o trabalho da ABSOLAR para o desenvolvimento do setor no Brasil, e comentando sobre o intenso trabalho envolvido para a confecção da Resolução Normativa 1.059/2023. O painel contou com as presenças do CEO da Greener e Conselheiro Regional Nordeste da ABSOLAR, Marcio Takata; do Gerente de relacionamento com o cliente da Equatorial Energia, Haroldo Nobre; do CEO da Amara Net Zero Brasil, Santiago Gonzalez; e do Gerente Técnico da Athon Energia, Patrick Alencar.


Marcio Takata ressaltou a ação da ABSOLAR na retirada do prazo de 180 dias para alterações na composição do consórcio de geração compartilhada, assim como a retirada da possibilidade de revisão retroativa da TUSDg, além de relembrar que está em curso o processo de valoração dos custos e benefícios da geração distribuída. Já Haroldo Nobre chamou a atenção para o trabalho de infraestrutura realizado pela Equatorial para atender ao estado do Pará e, consequentemente, conseguir atender as novas conexões da geração distribuída. Anunciou que 150 mil famílias serão beneficiadas com energia solar fotovoltaica pelo programa Mais Luz para a Amazônia e disse que houve um intenso trabalho para o protocolo dos pedidos nos períodos nesse fim de prazo para o direito adquirido.


Santiago Gonzalez reafirmou a necessidade de ampliar os esforços para conter o aquecimento das águas do planeta, que pode ser prejudicial à existência da raça humana como espécie. Apresentou análises que mostram que, apesar das mudanças trazidas pela regulamentação recentemente, o payback nos estados brasileiros ainda é significativamente menor do que na maioria dos lugares do mundo – isso ocorre graças ao potencial brasileiro para a fonte. Gonzalez ressaltou ainda que a regulamentação brasileira tem diversas qualidades que não se encontram em mercados já muito consolidados, como a Espanha, por exemplo.


Durante o encerramento do bloco, o Presidente Executivo da ABSOLAR, Rodrigo Sauaia, finalizou com algumas considerações sobre o novo contexto regulatório, e afirmou que ainda há pontos a serem ajustados. De acordo com Sauaia, a ABSOLAR está se movimentando junto às entidades competentes em prol desses acertos.

Painel 2: Potencializando seu negócio de solar FV

No segundo painel, o Coordenador Estadual da ABSOLAR no Pará, Daniel Sobrinho, foi o mediador e apresentou um panorama dos subsídios da Conta de Desenvolvimento Energético (CDE). Sobrinho ressaltou que as fontes renováveis, que são as que mais empregam e menos usufruem dos benefícios, geralmente não possuem o espaço na mídia quanto aos pontos positivos oferecidos ao sistema elétrico e ao País. Além disso, mostrou alguns tipos de financiamentos que a ABSOLAR já conseguiu avanços e outros que ainda requerem atenção.

Tiago Cardoso, Gerente Comercial do Meu Financiamento Solar, trouxe como um dos problemas no desenvolvimento dos negócios a obtenção de recursos e apresentou as linhas de crédito oferecidas pela empresa, que possuem processo pouco burocrático na obtenção de recursos e suas facilidades de atendimento digitais e benefícios oferecidos. Também ilustrou com dados outro ponto: a situação tarifária do Norte mediante tarifas mais caras e como isso se torna uma oportunidade de negócios pelo tempo menor de payback.

Tiago Diniz, Head de Finanças do Banco Genyx, explicou o funcionamento da instituição financeira em parceria com o Banco BV. O foco é o integrador de energia solar, que é o principal pilar da cadeia e precisa de atenção especial, de forma a prover recursos para o desenvolvimento de sua atividade, sendo que 94% das empresas são de pequeno porte, cujo crédito é mais restrito. Diniz apresentou também outro modelo de negócios em que o integrador pode ter um mini estoque para um atendimento mais ágil em localidades de difícil logística.


Glauco Santos, Diretor de Energia Solar da Elgin, citou três pilares importantes que dever ser levados em conta nos negócios: treinamento e capacitação, venda de valor e tecnologia. E, baseando-se nisso, comentou a afirmação do mercado de que os negócios não estão chegando. Santos ressaltou o atual momento do mercado e que, para passar por ele, devem ser tomadas novas posições e estar um passo à frente, com novos modelos de negócios, pois, até o momento, era necessário administrar as instalações. Agora, será preciso pensar em novas estratégias de venda, prospecção, atendimento e da capacidade da empresa em resolver problemas. Como fechamento, ressaltou que o negócio ainda é um dos mais viáveis interna e externamente, mesmo que, para alguns, será necessário alguns ajustes. Comentou ainda que estão disponibilizando lives e treinamentos para as pessoas do setor de forma gratuita.


Como último tópico no painel, a Analista de Certificação da ABSOLAR, Marisa Plaza, falou a sobre Certificação Voluntária Qualidade ABSOLAR, que possui sete categorias em dois tipos de certificação: AAA e AA. Marisa destacou também que o programa visa destacar os players que possuem um nível de produtos e serviços diferenciados, creditados por uma instituição certificadora isenta.

Painel 3: Versatilidade da solar: inovando em aplicações e mercados e Encerramento

O terceiro painel falou sobre a versatilidade solar e foi aberto pelo Coordenador Estadual da ABSOLAR no Acre, Edlailson Pimentel. Ele expôs algumas características do sistema elétrico da Região Norte onde há necessidade de levar energia elétrica, não só em lugares que possuem linhas de distribuição, mas também em locais isolados ou com atendimento precário. Sua apresentação confirmou o que foi dito sobre a região ser ótima para os sistemas de armazenamento e destacou alguns resultados do estudo de armazenamento de energia elaborado pela ReGE Barros Correia Consultoria, que também produziu o conteúdo junto à MC&E – Marangon Consultoria e Engenharia, a pedido da ABSOLAR.


Nesse cenário, Aldhir Alves, Engenheiro de Venda das Baterias Moura, apresentou soluções de armazenamento, que podem ser utilizadas de forma a levar energia às comunidades isoladas, reduzir os custos com a geração à diesel, bem como minimizar os problemas de qualidade, quedas de energia e redução de custos na ponta. Foi comentado também que as empresas que lidam com essas soluções já estão prontas para participar de leilões regulados de reserva de capacidade.


Lucas Langa, Coordenador de Vendas das Regiões Nordeste e Norte na WEG Solar, foi o terceiro palestrante. Ele também destacou algumas soluções de armazenamento disponíveis e o seus usos em sistemas on-grid e off-grid, que podem entregar 100% da capacidade.


Já Reinaldo Tomaz, Engenheiro de Serviços da Growatt, mostrou a aplicação de inversores na Região Norte e ressaltou que os sistemas off-grid necessitam de um estudo mais apurado.


Como último painelista, Marcelo Pinho, Originador de Negócios da Micropower Energy, apresentou as aplicações de baterias em sistemas híbridos e remotos, como sistemas de backup, geração em ponta e off-grid e garantia de qualidade de energia. Enfatizou também que os sistemas de armazenamento já estão prontos para a participação nos leilões isolados, bastando uma chance para demonstrar a sua viabilidade.


No encerramento, Daniel Sobrinho, Coordenador Estadual da ABSOLAR no Pará, comentou que o evento foi importante para enaltecer os benefícios da energia solar para o estado do Pará, além de enfatizar que o mercado ainda tem muito a ser desenvolvido. Na sequência, Rodrigo Sauaia, Presidente Executivo da ABSOLAR, resumiu todos os pontos discutidos reforçando que os negócios precisam evoluir para sobreviverem. Para finalizar, comentou sobre a importância de ser associado ABSOLAR. Este ano, a associação completa 10 anos ajudando a desenvolver o mercado solar fotovoltaico.

Parceiros ABSOLAR Meeting Norte 2023

Anfitrião

Diamante

Ouro

Prata

Apoio institucional